quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

APOLOGÉTICA - O Papa: Infalível?


De acordo com a doutrina Católica, o Papa é infalível em matéria de doutrina, fé e moral. "Para manter a Igreja na pureza da fé transmitida pelos apóstolos, Cristo quis conferir à sua Igreja uma participação na sua própria infalibilidade, ele que é a Verdade. Pelo sentido sobrenatural da fé, o Povo de Deus se atém indefectivelmente à fé sob a guia do Magistério vivo da Igreja." P. 255, #889

O Catecismo reafirma a mesma crença, desta maneira: "Goza desta infalibilidade o Pontífice Romano, chefe do colégio dos Bispos, por força do seu cargo quando, na qualidade de pastor e doutor supremo de todos os fiéis, e encarregado de confirmar seus irmãos na fé, proclama, por um ato definitivo, um ponto de doutrina que concerne à fé e aos costumes... Esta infalibilidade tem a mesma extensão que o próprio depósito da Revelação divina." P. 255, #891

Infelizmente, esta doutrina é nada menos que outra tradição dos homens, a qual contradiz a Escritura. A Bíblia declara que todos os homens são pecadores. Ninguém é perfeito nem infalível em coisa alguma: "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus." Romanos 3:23 "Como está escrito, não há justo, nem sequer um." Romanos 3:10 Note que você não leu "ninguém, exceto o Papa". Jesus é a única pessoa infalível que já existiu: "Aquele que não conheceu pecado (Jesus), ele (Deus) o fez pecado por nós…" 2 Coríntios 5:21 Também outros católicos são infalíveis? O Catecismo ainda afirma que outros líderes Católicos também atingiram o estado de infalibilidade: "...O ofício pastoral do Magistério está assim ordenado ao cuidado para que o Povo de Deus permaneça na verdade que liberta. Para executar este serviço, Cristo dotou os pastores do carisma de infalibilidade em matéria de fé e costumes..." Pg. 255, #890 "A infalibilidade do Magistério dos pastores se estende a todos os elementos da doutrina, incluindo a moral. Sem esses elementos, as verdades salutares da fé não podem ser guardadas, expostas ou observadas." P. 538, #2051

É importante compreender que não foi Deus quem declarou essa gente infalível, mas foram homens pecadores que o declararam. As Escrituras estão cheias de homens pecadores. Mesmo aqueles que Deus usou, a maioria era gente pecadora. Deus se refere ao Rei Davi como "um homem segundo o meu coração" (Atos 13:22), mesmo sendo Davi um assassino e adúltero, dentre outras coisas.

O apóstolo Paulo e todos os demais apóstolos eram pecadores. Paulo fala de si mesmo: "A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo." Efésios 3:8 Ninguém, na Escritura, com exceção de Jesus, é infalível. Mais perguntas Além de serem inescriturísticas, estas doutrinas tão abrangentes levantam outras questões que você terá de responder sozinho: Quando o Papa e outros líderes Católicos, que se dizem infalíveis, discordam da Palavra de Deus, então Deus deve estar errado. Você está de acordo com isso? Porque a Igreja Católica quer que você acredite que o Papa e outros líderes Católicos são infalíveis? Não será para levar os membros a maior escravidão e obediência à Igreja Católica? Onde foi que homens falíveis obtiveram autoridade para declarar outros homens como infalíveis? Por que a Igreja Católica se recusa a honrar Jesus Cristo, reconhecendo-o como o único infalível, conforme as Sagradas Escrituras ensinam?

Aqui está mais uma tradição de homens, a qual levanta mais perguntas do que respostas. Por favor, não aceite cegamente a doutrina Católica como verdadeira. Procure as respostas para essas perguntas na Palavra de Deus e em seguida coloque isto em seu coração: "E, tendo sido aperfeiçoado, (Jesus) tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem." Hebreus 5:9

Extraído do Livro: Por amor aos Católicos Romanos

Autor: Rick Jones

Nenhum comentário: