segunda-feira, 21 de julho de 2008

SERMÃO, DIA 20 DE JULHO (COMUNIDADE PRESBITERIANA)

TEMPO DE QUIETUDE
Lucas 10.38-42

Uma tentativa de retorno aos momentos de suave tranqüilidade para meditar em Jesus,
em meio à filosofia do corre-corre do nosso cotidiano.

Certamente você já falou ou escutou a frase: “Não tenho tempo”. Ela é muito comum em nosso dia-a-dia. A nossa correria diária nos sufoca e nos torna reféns do relógio. Temos que trabalhar, estudar, cuidar das crianças, da família, arrumar a casa, ir à igreja e tantas outras atividades que são importantes para nós. Todos nós gostaríamos que o nosso dia tivesse mais do que 24 horas, porque “não temos tempo para muita coisa”.

Com a evolução digital tudo fica mais rápido. Serviços que demoravam dias, agora são resolvidos em questão de segundos pelo telefone, internet e até mesmo pelo celular. Contudo, nossa vida continua uma afobação, quando a tendência era que nos sobrasse mais tempo. Para alguns a agitação é tão grande que não conseguem nem sequer dormir e quando estão dormindo suas mentes os acordam antes do despertador.

Mas, ao contrário de tudo isto que foi apresentado aqui, Jesus nos chama a quietude. Ele mesmo fugia da agitação das multidões que o seguiam e permanecia por instantes, sozinho. Nestes momentos ele conversava com o Pai, recuperava as energias e nos mostra o quanto isto deve ser apreciado. Na casa destas duas irmãs Jesus encontra dois exemplos diferentes. Marta era agitada, corria para tudo quanto era lado, com boas intenções, mas esquecendo do principal. Já Maria, sua irmã, não se incomodou com as coisas que a cercavam e resolveu parar. Mas, não foi um parar preguiçoso, não! Foi um parar para ouvir, meditar, aprender.

Esta maravilhosa passagem inspirada pelo Espírito Santo e registrada pelo médico Lucas, nos ensina alguns princípios fundamentais para que tenhamos um relacionamento profundo com o Deus de nossas vidas e do nosso tempo.

Tempo de quietude é:


1. Tempo de ouvir (v. 39)

Jesus estava na casa de Maria e Marta. JESUS! O que mais importava!? Maria entendeu isto, por isso, parou. Na corrria e na gritaria dos nossos dias é muito difícil ouvir a Jesus; é um desafio! Imagine a euforia que estavam Marta e Maria! As multidões seguiam Jesus e ele decide entra na casa delas. Mas ainda assim Maria parou. Não importa quão corrido sejam os nossos dias devemos parar para ouvirmos a Jesus. Ele é a prioridade, ele é o mais importante. Maria sentou-se e ouviu. E foi elogiada por Jesus pelo que fez!


2. Tempo de deixar de lado as preocupações (v. 40-42)

Já Marta estava ansiosa, agitada, preocupada... Ela tinha muitas coisas para fazer. Ela queria servir melhor a Jesus e isso é bom! Mas não é o mais importante. Tem horas que Deus quer que paremos, ouçamos e reflitamos nele. Marta queria que Maria entrasse no ritmo dela e Jesus a repreende. Porque mais importante que servir a Jesus e desfrutar dEle. Jesus disse que Maria escolheu a melhor parte! A melhor! E isso não tem preço!


Após ler estas linhas você continuará tendo 24 horas em seu dia e as suas atividades também. Cabe a você administrar o tempo que ele mesmo te deu a fim de que você possa agradar a Jesus. Tempo de quietude é tempo de restauração de renovação. Todos nós precisamos parar para meditar em Deus e sobre Deus. Decida hoje mesmo estabelecer um horário para ficar a sós com Deus. Procure um bom lugar, um bom horário... Mas não deixe de desfrutar da presença de Deus. Tempo com Deus é um investimento vital.

Pr. Diego Ramon



Nenhum comentário: