sábado, 20 de setembro de 2008

ATUALIDADES - ELEIÇÕES NO RIO DE JANEIRO - Polêmica (Caio Fábio, Marcelo Crivella e Cesar Maia) - Do jeito que o Diabo gosta!


Prefeito Cesar Maia divulga vídeos em que o pastor Caio Fábio D’Araújo Filho, líder evangélico respeitado nos anos 1990, faz denúncias contra Igreja Universal; objetivo é atingir candidatura do senador Marcelo Crivella à prefeitura do Rio.

O prefeito Cesar Maia (DEM) recorreu a uma antiga briga de bastidores do segmento evangélico para agitar o processo eleitoral de sua sucessão no Rio de Janeiro. Maia divulgou em seu ex-blog denúncias feitas pelo pastor Caio Fábio D’Araújo Filho contra a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) para atacar a candidatura a prefeito de Marcelo Crivella (PRB), bispo licenciado daquela denominação. O material, na forma de vídeos divulgados na internet no início deste ano pelo YouTube, mostra Caio, antigo desafeto da Universal e de sua liderança, respondendo a perguntas sobre diversos assuntos. Em alguns momentos, o religioso denuncia o suposto envolvimento da Iurd com narcotraficantes da Colômbia, além de lavagem de dinheiro arrecadado em suas campanhas junto aos fiéis. O prefeito diz que a entrevista foi gravada em Miami, nos EUA, onde Caio viveu vários anos.

“Pode mandar a fita para o bispo Edir Macedo. Eu quero ver ele me chamar para dizer que não é verdade ou me levar para qualquer tribunal. Eu levo 10 pessoas que trabalharam junto com ele e viajavam lá para Cáli para trazer dinheiro de traficante para começar a Universal", diz Caio num dos vídeos, desafiando o dirigente máximo da Iurd. Nos anos 1990, Caio Fábio teve uma série de entreveros com a igreja de Macedo, na esteira de episódios como o célebre “chute na santa” e a divulgação de vídeos mostrando líderes da Iurd contando pilhas de dólares. Na época, Caio presidia a Associação Evangélica Brasileira (AEVB) e assumiu a linha de frente nas críticas à atuação heterodoxa da denominação.

Maia menciona que Caio Fábio foi um importante líder evangélico, com conexões políticas e institucionais, para amplificar o conteúdo dos vídeos. "São declarações estarrecedoras sobre lideranças evangélicas que têm servido nesses anos de referência política aos mais pobres e têm participado direta e indiretamente dos processos eleitorais com sucesso, como é o caso em 2008 do Rio, onde o ‘bispo’ da Iurd Marcelo Crivella tem co-liderado as pesquisas desde o início", fustiga o prefeito. Cesar Maia apóia a correligionária Solange Amaral na corrida ao Palácio da Cidade, mas a julgar pelas pesquisas eleitorais, ela não tem qualquer chance na disputa, até agora polarizada entre Crivella e o candidato do PMDB, Eduardo Paes.

Crivella, por sua vez, evita pôr lenha na fogueira. "Eu sou membro da Igreja Universal, a quem amo e respeito, mas essas coisas têm que ser respondidas pela igreja”, disse o candidato. “São controvérsias antigas, brigas antigas que voltam nos momentos dos processos eleitorais. Não cabe a mim responder", minimizou.

Fonte: Cristianismo Hoje

Nenhum comentário: