segunda-feira, 6 de abril de 2009

ESTUDO - Evangelismo

EVANGELISMO PESSOAL

Esfera de ação do evangelista:
* a família - João 1.40-42
* os amigos - João 1.45
* os colegas de trabalho (oficina, fábrica, escritório)
* escola
* os presos - Atos 16.25-31 e Filipenses 4.22
* mundanos - João 8.1-1-11 e 4.1-30
* desconhecidos - Atos 8.26-40

PRINCÍPIOS BÁSICOS NO EVANGELISMO PESSOAL:

1. Apresente Cristo no poder do Espírito Santo.
O Espírito Santo foi prometido para nos dar poder para testemunhar. Atos 1.8
Quando os discípulos foram cheios do Espírito Santo, transformara-se, de homens tímidos e medrosos que eram, em corajosas testemunhas de Jesus Cristo. Atos 4.8

2. Vá em amor.
O amor é o maior poder conhecido pelo homem. 1 Coríntios 13.4-8. O amor deve ser nossa motivação principal para apresentarmos Cristo aos outros. 2 Coríntios 5.14-15

3. Tome a iniciativa de apresentar Cristo a outros.
Deus usou pessoas para levar a mensagem do evangelho aos outros. Romanos 10.14-15
Os cristãos primitivos tomaram a iniciativa de transmitir Cristo aos outros. Atos 4.8
Não devemos forçar ninguém a nos ouvir; devemos falar com aqueles que querem nos ouvir. Atos 16.13-14.
Jesus prometeu que faria daqueles que o seguissem pescadores de homens. Marcos 1.17

4. Apresente a mensagem do evangelho de forma simples.
Paulo, um homem culto e brilhante, pregou o evangelho de maneira simples. 1 Coríntios 2.1-5
É o evangelho que é "o poder de Deus para a salvação" - e não a nossa eloquência ou capacidade de persuasão, Romanos 1.16.

O evangelho é uma mensagem simples e comunica tanto para o coração do homem como para o seu intelecto. 1 Coríntio 1.17-18.

5. Dê a pessoa a oportunidade de receber a Cristo.
Uma pessoa se torna filho de Deus quando recebe a Cristo. João 1.12.
Para receber a Cristo o homem precisa invocar o nome do Senhor. Romanos 10.8-13.
Paulo deu ao carcereiro de Filipos uma oportunidade para receber a Cristo. Atos 16.29-32.

6. Deixe os resultados com Deus.
Deus, o pai, é o único que pode levar uma pessoa para Cristo. João 6.44.
O Espírito Santo confirma a verdade da Palavra de Deus. 1 Tessalonissenses 1.5

ERROS QUE DEVEMOS EVITAR
Um engano que se pode cometer, na evangelização e: falar a uma pessoa acerca da sua relação para com o Senhor Jesus e o perigo da sua perdição, e se não se consegue convencê-la, utilizar de esforços humanos até afastá-la definitivamente, em vez de ganhá-la.

É um erro também a tentação de ficar satisfeito com uma concordância superficial em vez de conseguir-se uma decisão genuína. É fácil confundir um aparente convencimento humano com uma convicção de um a conversão operada pelo Espírito Santo.

COMO AGIR DIANTE DAS SEGUINTES SITUAÇÕES
1. Eu me considero bom; não pretendo mudar-me de religião.

A Bíblia diz que ninguém é bom. Is 64.6, Mc 10.18 e Rm 16.31
O homem é salvo única e exclusivamente por Jesus. At 4.12 e 16.31

2. Qualquer religião serve.
A religião em si não salva ninguém. Uma boa religião é aquela que nos ajuda a conhecer o plano de Deus e nos aproxima dele. Algumas religiões nos ensinam princípios que são contra os princípios estabelecido pela Palavra de Deus.
Somos salvos pela ação de Jesus em nossa vida. Ex. de religiosos não salvos:

1. Moço rico. - Mc 10.17-22;
2. Cornélio. - At 10.3
3. Nicodemos. - Jo 3.1-8

3. Ah! Para ser salvo não precisa ir à igreja...
Ir à igreja não salva, mas os salvos em Jesus Cristo se reúnem para manter comunhão uns com os outros e adorar a Deus juntos. - Sl 133; At 2.44; Hb 10.25; 1Jo 1.3,7.

4. Sou mau elemento, e deus não quer um pecador assim...
Deus não rejeita ninguém. Aquele que confessa seus pecados e os deixa, alcança misericórdia. - Jo 3.16; Is 1.18; Rm 5.20

5. Agora não me decidirei; mais tarde...
Pv 8.17; 1 Co 6.2; Pv 27.1

6. No fim todo mundo será salvo; Deus não condena ninguém
Deus não condena. O homem escolhe seu caminho. Quem nEle crê não entra em condenação mas que não crê já está condenado. - Mt 12.37; Jo 3.17-19; 12.47-49; 2 Pe 2.4,9.

7. meus amigos e colegas me deixarão se eu me tornar crente
Não haverá jamais falta de amigos para os salvos em Cristo. - Mc 10.29-30; Sl 27.10; Jo 15.14-15.

8. Sua bíblia é protestante ou católica?
O fato de eu escolher esta ou aquela Bíblia não me torna um salvo, mas sim o fato de eu estar disposto a praticá-la. A Bíblia é a Palavra de Deus e nos revela sua vontade para conosco. - Tg 1.22. Você não gostaria de estudar comigo na Bíblia Católica?

9. Sua bíblia não é aprovada pela igreja
Não. Porque é a Bíblia que aprova a igreja, e não a igreja a Bíblia. Pela doutrina contida na Bíblia, pode-se avaliar se uma igreja é falsa ou verdadeira. - Jo 12.48.

10. eu não creio na bíblia
Você não é o primeiro e nem será o último com esta opinião. Deve existir, contudo, um motivo para sua dúvida e poderíamos conversar sobre isso. A Bíblia tem transformado a vida de muitos homens e enfrentando as maiores perseguições, mas tem resistido a tudo através dos séculos. Hoje ela é o livro mais lido no mundo e cada ano tem sido distribuído só no Brasil mais de 1 milhão de exemplares. Suas profecias se cumprem, seus ensinos dão vida nova aos homens e declaram seu futuro. Eu o desafio à sua leitura. - Sl 119.105; II Tm 3.14-17.

11. Leigo não pode ler a bíblia
Todos os homens podem ler a Palavra de Deus. Ela é que nos inspira à fé nEle. Deus não faz acepção de pessoas e é de sua vontade que todos os homens cheguem ao conhecimentos da verdade. - Jo 17.17; 8.32; II Co 6.7.

12. A bíblia foi escrita por homens
É verdade, pois Deus encheu alguns homens com seu Santo Espírito e lhes falou sua vontade. A Bíblia é a Palavra de Deus revelada ao homem. II Pe 1.19-21; II Tm 3.16. Ela contém inclusive as palavras do próprio Jesus e Ele foi enviado por Deus, o Pai, para nos trazer esta boa noticia.

13. O papel aceita tudo
A Bíblia não é um livro comum. Todas as coisas que o homem faz tendem a desaparecer e com o tempo são esquecidas. Os homens escrevem livros aos milhares, fazem pesquisas, alteram textos, capas, etc... e um suplanta o outro. A Bíblia permanece com seu texto original através dos séculos, e é sempre atual e cada vez mais apreciada e lida. É uma fonte de pesquisa, a base da legislação no mundo inteiro e revela Deus aos homens. É perseguida, criticada, desprezada, no entanto permanece intacta até hoje e cada vez mais preciosa. - Hb 4.12; Sl 119.9

14. Eu não creio em Deus
Deus é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente. Para Ele ser o que é não necessita que você o reconheça. O comunismo prega a inexistência de Deus, no entanto Ele está agindo com muito poder na Rússia, China, Índia independente de se crer ou não nEle. Quem o aceita será salvo. Quem o rejeita é condenado. Até mesmo os ateus tem um calendário e escrevem nele o ano: 1997, dando assim o maior testemunho do nascimento de Jesus, ou seja, a vinda do Deus Filho vindo ao mundo para nos salvar.

15. A bíblia de vocês é falsa; falta-lhe sete livros
Os sete livros que existem a mais na Bíblia Católica são considerados apócrifos, isto é, não inspirados e isto é reconhecido pela própria Igreja Católica. Portanto não coloca-los na Bíblia só lhes aumenta o valor e não diminui.

16. ninguém segue como está escrito na bíblia.
A prática dos princípios bíblicos só e possível para aqueles que nasceram de novo; nasceram de Cristo. Realmente, por isso só os homens jamais poderiam cumprir a Palavra de Deus. Todos precisamos da capacitação do Espírito Santo que é dado a nós no momento que cremos. Quando Cristo vive em nós então podemos viver como Ele quer que vivamos. - II Co 5.17; Ef 2.2.

17. Na bíblia há muitas discordâncias
Pelo contrário, a Bíblia não se contradiz, se, contudo você tem um ponto que julga haver controvérsia, poderemos conversar em particular quando quiseres.

18. Há tantas religiões... e todas vivem em discórdia...
O nome de uma igreja não é capaz de salvar. Onde existe homens, existe diferença de opinião. Siga a Bíblia, procure se orientar por ela e escolha uma igreja onde a verdade da Palavra de Deus é pregada e vivida.

19. Leio a bíblia, mas não entendo
Dt. 29-29 - Existem coisas que ainda não entendemos. Pergunte a alguëm mais experiente e muitas perguntas serão respondidas, outras o Senhor te revelará quando lhe aprouver.

20. Mas como poderei saber a verdadeira religião
Tg 4.8-10; 1.19-27

Nenhum comentário: