sexta-feira, 21 de agosto de 2009

NOTÍCIAS EM GERAL - Islâmicos usam internet para divulgar religião na fronteira

Foz do Iguaçu – Embora venha crescendo mundialmente, o comportamento islamofóbico de algumas sociedades ocidentais ainda prejudica o conhecimento e a compreensão cultural e histórica dessa religião. Em Foz do Iguaçu – onde existe a maior colônia árabe do Brasil − o Centro Cultural Beneficente Islâmico está usando a Internet para divulgar o Islamismo.

O site – ainda em fase de construção − já começa a esboçar sua proposta de contra-ataque do que os muçulmanos consideram como "desinformação" e "ofensa". O site contém vídeos, áudios, imagens e livros com conteúdos relacionados aos pilares do Islamismo, sobre o profeta, a família muçulmana, arte e cultura, o Alcorão e outras curiosidades milenares capazes de mostrar ao internauta o que é o Islamismo.

Redigido quase totalmente em português, o site tem apenas alguns detalhes em árabe. Seu objetivo é abrir a história do Islamismo para os moradores locais assim como para todos aqueles que visitarem o site, por meio de informações capazes de auxiliar na divulgação das atividades de visitas à mesquita.

A mesquita de Foz do Iguaçu − inaugurada em 1983 − foi batizada de "Omar Ibn Khatab", em homenagem a um dos homens que os muçulmanos consideram íntegro e piedoso. Desde a sua abertura, o templo islâmico já recebeu milhares de fiéis, turistas, pesquisadores e jornalistas das mais diferentes partes do Brasil e do mundo. Para quem não sabe a mesquita de Foz do Iguaçu é a maior da América Latina.

Para visitar o santuário religioso é preciso agendar. Além do serviço de visitas, o líder religioso da mesquita, o xeque Ahmad Mazloum, também faz palestras sobre os conceitos da religião.

AF/RV/NC

Nenhum comentário: