terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sermão 09 de Agosto 2009 - Igreja Presbiteriana de Rio Doce (Podcast)

"Vivendo acima das circunstâncias"

Image 
 Sem. João Roberto
Para você que não pode ir a Igreja ou gostaria de reviver o momento da pregação, estamos disponibilizando em fase experimental a pregação dos pastores da nossa igreja. Abaixo segue o link para você baixar o arquivo em formato MP3 para você escutar no carro, no ônibus no seu MP3 Player ou escutar em casa mesmo. Se você deseja adquirir o CD com esta pregação, mande um email para contato@reconstrucao.org solicitando uma cópia. Para baixar o áudio da pregação, basta clique no link abaixo. 
Obs: Caso você não deseje baixar o arquivo, mas escutá-lo diretamente no seu navegador, na página do Download, existe uma opção para isto.
 poscast
Áudio da Pregação do Sem. João Roberto
Formato: MP3
Tamanho : 25MB
Tempo Aproximado: :  28 min


Filipenses 4.13

     Há alguns anos, pelo menos nove, que a procura às religiões alternativas e transcendentais têm crescido. Com o advento do novo milênio este evento só cresce. Os pensamentos e filosofias a respeito aparecem cada dia mais nas prateleiras das livrarias. Um dos baços mais poderosos deste seguimento é a literatura de “auto-ajuda”. Este tipo de leitura cresce de uma forma espantosa. Usada por pessoas comuns ou aplicadas por várias multinacionais para trazer mais motivação aos seus funcionários.

Muitas vezes a Bíblia é utilizada como base textual, ou como “pretexto” apenas. O texto escolhido para esta meditação é alvo de vários pensamentos deste tipo, contudo, foi escrito numa situação totalmente oposta ao que se aplica nos dias de hoje. Não é uma ‘palavra mágica’ que tem o poder de atrair ‘bons fluídos’.

Seu autor é o mesmo que viveu de forma absolutamente entregue à causa do evangelho, Paulo de Tarso – o Apóstolo. Que antes era o perseguidor da Igreja, mas tornou-se um exemplo de Cristão, de servo, de escravo do Senhor Jesus. Para ele Viver Acima das circunstâncias é ver: O progresso do Evangelho; a mensagem é aguçada e a coragem de outros é fortalecida. Estes são alguns aspectos da vida deste homem que viveu Acima das Circunstâncias.

Alguns comentaristas Bíblicos chamam esta carta de Paulo de “Carta da Alegria”, principalmente por esta está repleta com o tema sugerido. Várias formas da palavra vão aparecer, tais como: ‘ações de graças’, sede agradecidos, alegrai-vos e etc. Mas as circunstâncias que ele escreveu pareciam desestimuladoras, mas este homem vivia Acima das circunstâncias.

O progresso do Evangelho – Fl. 1:12 – Paulo vivia momentos desconfortáveis. Ele alugara uma casa, onde vivia em uma prisão domiciliar. Guardas se revezavam para vigiá-lo pelo menos três vezes ao dia. Para muito de nossa geração isto seria motivos suficiente para abandonar o evangelho, mas para ele isto servia para crescimento do Reino.
A Mensagem é aguçada – Fl. 1:13 – Aproveitar ocasiões parece ser a especialidade de Paulo, além de não se entristecer com a situação, usa esta para fazer a vontade de Deus. Muitos dos guardas que o vigiavam converteram-se, conheceram a Cristo através de suas algemas. Ele viu nestas situações uma chance de semear a palavra, ao invés do desespero.
A Coragem de outros é fortalecida – Fl. 1:14 – O efeito deste comportamento de Paulo frente as adversidades é a motivação que outros recebem pelo seu testemunho. Por isso Paulo declara: “tudo posso naquele que me fortalece”. Isto não é uma frase de efeito, mas de vida com Deus, de alguém que vivia acima das circunstâncias.
    Servimos a um Deus que espera ver em nós uma vida de intimidade e relacionamento com Ele. Enfim, quando assim vivermos, poderemos declarar: “tudo posso naquele que me fortalece.”

Teo. João Roberto

Nenhum comentário: