
terça-feira, 23 de junho de 2009
REFLEXÃO - A CEIA COMO SELO DA ALIANÇA

O casamento é uma das melhores idéias para ilustrar o rico significado da palavra “aliança”, um termo que tem sido pouco usado em nossos dias. Embora seja um contrato regulamento por lei, o casamento é muito mais do que um simples acordo jurídico – é um relacionamento de amor, entrega, compromisso, fidelidade e confiança.
A Bíblia usa a idéia de aliança para descrever nosso relacionamento com Deus. Ele mesmo promete: “Eu serei o teu Deus”, enquanto a igreja responde: “Nós seremos o teu povo”. Essas promessas tão importantes são lembradas e confirmadas pelos cristãos todas as vezes que eles comem o pão e bebem o cálice da Ceia do Senhor.
Para aqueles que são novos na fé cristã, a celebração da Ceia pode trazer alguma confusão. Afinal, por trás do simples ato de comer do pão e beber do vinho, há um rico significado afirmado de maneira simbólica e poética. Quando lembramos que Jesus disse: “Este cálice [que bebemos] é a nova aliança no meu sangue”, estamos rememorando a dádiva de sua própria vida a fim de construir, conosco, um profundo vínculo de compromisso e amor.
É por isso que, embora solene, a Ceia deve ser sempre um momento de grande alegria. Jesus se entregou por amor a nós!
Ore
Nós te louvamos, Senhor da Aliança, porque é fiel em todas as tuas promessas. Ajuda-nos a viver como filhos fiéis, desfrutando a alegria e o acolhimento desse vínculo de amor e de vida. Amém.
Pense
Na Santa Ceia lembramos que Deus quis construir, conosco, um profundo vínculo de compromisso e amor.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
NOTÍCIAS EM GERAL - Patriarca da Etiópia diz ter visto a Arca da Aliança

Paulos fez essa declaração durante a apresentação da construção, na cidade etíope de Axum, do Museu da Arca da Aliança, uma iniciativa de seu pontificado e da fundação Chrijecllu, presidida por Makonnen Haile Selassie, neto do último imperador etíope.
"A Arca da Aliança está há três mil anos na Etiópia e continua ali, aonde chegou por meio de um milagre e onde continua pela graça de Deus", afirmou ele a jornalistas.
O patriarca copta acrescentou que não pode dizer onde está a arca, mas que era capaz de garantir que já a havia visto e que ela corresponde à descrição dada na Bíblia. "Não é feita pela mão do homem, é uma coisa que Deus abençoou para que assim fosse. Vi-a com um sentimento de humildade, não com orgulho", afirmou o líder religioso.Paulos acrescentou que convidou o papa Bento XVI a visitar a cidade de Axum.
De acordo com a tradição copa etíope, a Arca, na qual foram guardadas as tábuas da lei dadas por Deus a Moisés, encontra-se na catedral de Tsion Maryam, em Axum. A tradição etíope diz que o artefato foi levado a Axum pelo imperador etíope Menelik I, o lendário filho do rei Salomão com a rainha de Sabá.
EFE/NC
quarta-feira, 17 de junho de 2009
REFLEXÃO - A TV Globo ficou boazinha? (Robinson Cavalcanti)

Pois bem! Durante esses anos a Globo tem “feito a cabeça” de milhões de brasileiros, com um modelo de vida urbano-burguesa-secular, em que igreja só entra para festa de casamento, os costumes são liberalizados, as personagens de suas novelas não praticam religião e o homossexualismo é promovido. Os protestantes ou são ignorados, ou são pintados negativamente, ou aparecem como personagens que são caricaturas ridículas. Temos sido excluídos por décadas e temos testemunhado impotentes ao poder deseducativo daquela rede de comunicação, que cresceu no regime militar, foi assessorada pelo grupo Time-Life, de braços com o ministro da Comunicação Toninho Malvadeza (ACM).
E, agora, a Globo “se converteu”? Longe disso.
Os caras são sabidos e são comerciais. No início da série o apresentador fala que somos 15% da população (mais ou menos 25 milhões de pessoas), ou seja, um imenso mercado, cujo desconforto com as posturas da empresa eles percebem.
Com Jade ela promoveu o islamismo; com Caminho das Índias, o bramanismo; e se fala em uma próxima novela que promoverá o budismo.
Lembro-me de um pastor pentecostal, meu amigo, que após a edição manipulativa da Globo do debate final entre Lula e Collor em 1989 (hoje ambos “aliados”), beneficiando, escandalosamente, este último, programou o seu aparelho de televisão para não receber o sinal da Globo, como forma de protesto e para melhor garantir a saúde espiritual e moral da sua família.
Portanto, meus irmãos, nada de comemorações apressadas, nada de ingenuidade. A TV Globo continua a mesma, e nós os evangélicos temos de desenvolver um espírito crítico diante da mídia, buscar alternativas (como a Rede Brasil e outras), cobrar, propor e, sempre que necessário, protestar, pois, afinal, somos ou não somos protestantes?...
High Springs, Flórida, 1º de junho 2009.
• Dom Robinson Cavalcanti é bispo anglicano da Diocese do Recife e autor de, entre outros, Cristianismo e Política -- teoria bíblica e prática histórica e A Igreja, o País e o Mundo -- desafios a uma fé engajada. www.dar.org.br
Fonte: Revista Ultimato
NOTÍCIAS EM GERAL - Maconha altera DNA humano e causa câncer, diz estudo

Segundo a pesquisa, cigarros de tabaco contêm 4 mil substâncias, das quais 60 são cancerígenas - como a composição da maconha nunca havia sido estudada mais a fundo, isso impossibilitava a constatação de que a maconha pudesse ter o mesmo efeito do tabaco. Agora, os cientistas afirmam ter descoberto que os cigarros de maconha possuem, em proporção maior, alguns tipos de substâncias cancerígenas que também existem nos de tabaco, como por exemplo 50% a mais de benzopireno.
Outro problema destacado pelos cientistas é que os usuários de maconha inalam a fumaça com mais força do que fumantes de cigarro normal, o que faz com que a média de 3 a 4 cigarros de maconha por dia cause o mesmo dano nos pulmões que 20 ou mais cigarros de tabaco e aumenta a potencialidade de causar danos ao DNA.
Em países como Canadá, Holanda, Espanha, Portugal e Israel, e em 14 Estados americanos, incluindo a Califórnia, o uso medicinal de maconha é regulamentado, mas é raro que isso seja feito a partir de cigarros. Existem estudos que afirmam demonstrar a eficácia do THC, substância encontrada na maconha e responsável por seu efeito, no tratamento de alguns tipos de câncer.
Época/NC
NOTÍCIAS EM GERAL - Sandro tem semana decisiva no Santa Cruz
“Pode ter certeza que essa semana agora eu tou definindo minha vida”, avisa o zagueiro. Devido à lesão, Sandro está precisando dedicar seu tempo apenas aos treinos físicos e musculação – mas o time está às vésperas da Competição. “Ainda tenho muita vontade de continuar jogando, tenho prazer de jogar futebol e quero ajudar o Santa Cruz, mas tenho que estar em igualdade de condições com os outros jogadores”, analisa. A expectativa de Sandro é voltar a participar ativamente dos treinos com bola junto com o restante do time e não sentir nada. “Caso contrário, aí sim, eu vou ter que pensar na outra opção”, lamenta.
A caminhada de Sandro como jogador profissional começou há 18 anos. Ele passou por sete clubes - entre eles, Sport, Botafogo, Santos, Vitória e Guarani - e ganhou oito títulos. Caso se aposente mesmo, Sandro já tem planos. "Quero continuar pregando a palavra de Deus, é um compromisso que eu tenho", relata ele.
Pe360graus/NC
NOTÍCIAS EM GERAL - Morre o criador do Desafio Jovem
O médico Silas de Aguiar Munguba morreu, por volta das 14 horas de ontem, aos 85 anos de idade. Obstetra e um dos fundadores do Hospital Batista, o amazonense Silas Munguba ficou conhecido por uma obra de alcance social imensurável: o Desafio Jovens, casa de recuperação de dependentes químicos referência na Capital e Brasil afora.
Há três meses, o médico estava internado no Hospital São Carlos, onde há pouco mais de um mês passou a ocupar um dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a família, insuficiências cardíaca e renal foram as causas de sua morte. Desde ontem, o corpo do médico está sendo velado na Igreja Batista Alvorada, na Aldeota, onde hoje acontecerá o culto fúnebre. O sepultamento será às 16 horas, no Cemitério Parque da Paz.
Nascido em Manaus, em 29 de setembro de 1923, Silas Munguba se formou pela Universidade Federal de Recife. Em Fortaleza, foi professor de anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Há 30 anos, porém, abandonou suas atividades na UFC e no Hospital Batista para se dedicar inteiramente ao tratamento de jovens dependentes de drogas ilícitas.
“Na época, os médicos de São Paulo deram a ele três meses de vida”, lembra o irmão Samuel Munguba. “Ele dizia que o Desafio Jovem era a missão que recebeu de Deus”, cita. Silas Munguba foi soldado da Força Expedicionária Brasileira, na II Guerra Mundial, informa o amigo, Miguel Schetinni. “O coração dele não tinha tamanho”, frisou o médico que o sucedeu no Hospital Batista.
Diário do Nordeste/NC
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Sermão 14 de Junho 2009 - Igreja Presbiteriana de Rio Doce (Podcast)
"Acostumado com o sagrado? Cuidado! Perigo!"
Obs: Caso você não deseje baixar o arquivo, mas escutá-lo diretamente no seu navegador, na página do download, existe uma opção para isto.

Formato: MP3
Tamanho : 53MB
Tempo Aproximado: : 55 min
Os institutos de opinião pública revelam que os evangélicos têm crescido grandemente no Brasil. No entanto, não temos assistido, como em outras nações, uma mudança social e moral significativa. O que aconteceu com o poder do evangelho? Por que nossas igrejas estão cheias no domingo à noite e a sociedade não sente as influências de verdadeiros adoradores? Onde está o nó dessa dissociação entre o que dizemos crer e nossa vida? Por isso, quero convidá-lo a refletir sobre os perigos do Costume com o Sagrado.
1. Transformar Adoração em praticas religiosas. (v. 1-3)
Mesmo neste estado, ainda me procuram dia a dia,... Deus requer de seus adoradores que a vida lhe seja entregue, não está interessado apenas em liturgias, mas, na vida. Não há lugar para vida dupla, na igreja misericórdia, na sociedade insensibilidade. (Gn. 4. 1-4; Mq. 6. 7,8; Mt. 9. 10-13)
2. Transformar Santificação em opressão. (v. 4-12)
Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor?... O relacionamento com Deus que começa a partir do novo nascimento cristão é prazeroso. Mesmo aquelas práticas que aparentemente são custosas, se transformam em deleite para aquele que compreende o que Jesus fez por ele. Seu desejo deve ser revelar esse mesmo amor pelo próximo. (Sl. 122; Rm. 13. 8-10; Fl. 4. 10-13)
3. Transformar Providencia em honra humana (v. 13-14)
Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia... O templo era o lugar da entrega das ofertas, do reconhecimento da dependência de Deus, o sábado era o dia reservado a adoração. Por isso, dirigir-se ao templo neste dia, era declarar que dependia de Providência d’Ele. (Dt. 8. 1-3; 16. 13-17; Mt. 6. 25-34)
Em um mundo onde as pessoas, têm sido transformadas em números de consumidores. Cristãos verdadeiros precisam revelar ao mesmo, que cristianismo é essencialmente relacionamento com Deus através da adoração diária, relacionamento com o próximo, identificada numa vida de amor. E fé em Deus, demonstrada na total dependência de sua ação em nossa vida.
quinta-feira, 11 de junho de 2009
EVENTOS IPRD - LOVE'S IN THE AIR

Noite Romântica: Jantar e Brincadeiras
Dia 20 de junho às 19h
Local: (Espaço Verde)
R. Olegário Mariano, 445, Jardim Atlântico.
Traje: Esporte Fino
R$ 15,00 (Individual)
R$ 25,00 (Casal)
Ellen, Débora e Renato
terça-feira, 9 de junho de 2009
ARTE CRISTÃ- Circo Betel
A equipe é formada por artistas cristãos que usam a arte para divulgar os cristianismo. A ação da equipe iniciou em 1997, quando o grupo recebeu a missão de Deus para pregar por meio da arte.
No início, o principal desafio foi encontrar apoio na divulgação e transporte para levar o grupo ao local de apresentação.
Idéia

De acordo com o grupo, a diferença de um circo formado por um grupo cristão dos demais circos são os objetivos alcançados. A proposta da equipe não é arrecadar dinheiro, mas, levar um espetáculo de paz e esperança por meio da palavra de Deus.
O grupo realiza trabalhos sociais voluntários, como a visita a hospitais públicos, palestras sobre problemas sociais e aulas de vários seguimentos artísticos à famílias pobres.
Amazônia/Notícias Cristas
NOTÍCIAS EM GERAL: Timidez de Kaká esconde um Vencedor Obstinado



Evangélico praticante, ele em geral evita festas com celebridades e não se preocupa muito com a imagem, expressando-se no gramado com uma habilidade fascinante e piques eficientes.
A dedicação à técnica ajudaram o ex-são-paulino de 27 anos a ganhar a Bola de Ouro e o prêmio de melhor do mundo da Fifa em 2007, quando marcou dez gols na campanha que levou o Milan ao seu sétimo título europeu.
Kaká, que trocou o tricolor do Morumbi pelo rubronegro milanês em 2003, está muito associado ao Milan, mas a relação parece desgastada depois da quinta posição da equipe no Campeonato Italiano de 2008 e da terceira colocação na atual temporada.
Ao contrário de tantos colegas, ele rejeitou em janeiro uma megaoferta do ainda inexpressivo Manchester City. Já o poderio do Real sempre o seduziu. Há dois anos, o Milan admitiu que o pai dele havia conversado com o time espanhol, e os rumores sobre uma eventual transferência nunca se dissiparam.
Kaká disse que ficaria no San Siro enquanto compartilhasse as metas do clube, mas dois fatos recentes mudaram a situação.

"Ele me fez virar um grande. Foi ele quem me abriu as portas do mundo", disse Kaká antes de o também brasileiro Leonardo ser indicado novo técnico do Milan, na semana passada.
A forma do meia nesta temporada tem sido prejudicada por uma série de pequenas contusões, e ele ficou ligeiramente frustrado por ter tido de mudar de posição para acomodar a entrada de Ronaldinho no time.
Apesar da sua personalidade tímida, Kaká começou a mostrar um lado mais impositivo, e a seu pedido foi dispensado da seleção que venceu a Copa América em 2007, para descansar.
Além disso, ele passou a aparecer em mais anúncios e reportagens de revistas, inclusive falando abertamente da sua defesa da virgindade. Quando deixar o futebol, diz que pretende virar pastor.
AE/Notícias Cristãs
NOTÍCIAS EM GERAL: Esposa de homem esquartejado em Caruaru é presa em Agrestina

De acordo com a polícia, no inquérito, Suzana foi indiciada e já havia mandado de prisão contra a acusada, que foi encaminhada para a Penitenciária Feminina de Buíque. Ela nega a participação da morte do marido.
O corpo do descarregador Ciconed de Lima Bezerra, 36 anos, foi cortado em pedaços e espalhado em bairros diferentes da cidade. A polícia encontrou as partes do cadáver no dia 4 de janeiro deste ano. Além de espalhar partes do corpo, o acusado cozinhou num caldeirão a cabeça, as mãos, o pênis e as nádegas.
O pai-de-santo Jandeílson Mendonça de Queiroz, 23, confessou o crime. Ele afirmou à polícia que atendeu a um pedido de uma entidade espiritual.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
SERMÃO - Série: Reflexões sobre a vida de Davi (Parte 3) - As bênçãos decorrentes de uma vida piedosa - Salmo 27

Qual foi a última vez que você foi à praia ou ao campo e ficou um tempo contemplando a criação de Deus? Qual foi a última vez que você acordou cedo e meditou no canto e na pureza dos pássaros e louvou a Deus? Ou olhou as estrelas e se admirou na grandeza de Deus?
Davi foi um homem que sempre cultivou e procurou aprofundar sua vida de relacionamento íntimo e pessoal com Deus. Seus salmos e os livros que relatam sua história deixam isto bem claro. E logicamente, por conta disto, sua vida se torna um modelo a ser seguido por nós. Davi contempla a Deus em todos os momentos de sua vida. No alto monte ou na caverna, no trono ou no vale da sombra da morte. E você, tem buscado uma vida mais intensa de relacionamento com Deus? Tem desfrutado desta benção!?
Fomos feitos para glória de Deus. O nosso coração jamais terá satisfação longe do Pai. Assim como Davi, na presença de Deus podemos encontrar:
1. Confiança (v. 1-3)
Estas declarações de Davi refletem o nível de intimidade que ele tinha com Deus. Em outras palavras ele disse: “O mundo pode desabar sobre a minha cabeça, mas eu continuarei confiando. Apenas quem vive uma profunda comunhão com Deus pode dizer isto (Habacuque 3.16-19).
2. Refúgio nas provações (v. 4-6)
Davi foi um homem que enfrentou muitas provas. E sempre quando ele se sentia atribulado sabia onde encontrar abrigo (Salmo 61.4). E não apenas abrigo, na presença de Deus ele chegava a encontrar alegria mesmo nas lutas (Salmo 32.7; Salmo 16.11). Em Cristo há alegria mesmo na dor!
3. Acolhimento (v. 7-10)
Davi A profunda comunhão de Davi com o Senhor lhe dava a certeza de que ainda que todos o abandonassem o Eterno estaria com Ele (Salmo 23.4). É por isso que no coração do salmista Deus lhe propunha: Busque-me!
4. Esperança (v. 11-14)
Davi nunca perdeu a esperança em Deus. A sua intensa vida de devoção e contemplação a Deus o fazia crer na ação do Eterno (Salmo 25.3; Salmo 62.5). Esta esperança não é no acaso, nem em suas próprias forças, e, sim, no Senhor (Salmo 39.7). Aqueles que buscam a Deus tem um coração assim!
Há ainda várias outras bênçãos que outros salmos e textos bíblicos revelam sobre a nossa relação com Deus. Se estas são mais que animadoras, imagine o que nos espera se vivermos buscando a Deus face a face!?
Pr. Diego Ramon
REFLEXÃO - Cuidado com os atalhos (Ricardo Barbosa)

Se aquilo que plantamos é uma boa semente, foi colocada num bom solo, regada e cuidada com carinho e amor pelo bom jardineiro, ela florescerá e dará frutos bons. Mas se o que plantamos é a semente da pressa e do interesse próprio, colocada na superfície de um solo volúvel e arenoso, regada com a impaciência de um jardineiro imaturo, ambicioso e vilão, ela morrerá antes mesmo de nascer. Cuidado, queridos irmãos com os atalhos nefandos e simplicadores da vida e da fé cristã!
Ricardo Barbosa de Souza é conferencista e pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasilia
Fonte: www.monergismo.com
ORAÇÃO - Perdão e Libertação

Salva-me completamente do pecado.
Sei que não sou justo por minha própria justiça,
mas almejo e anseio ser semelhante a ti;
Sou teu filho e devo espelhar tua imagem,
Capacita-me a reconhecer minha morte para o pecado;
A estar surdo para os seus apelos, quando ele me tenta.
Livra-me do ataque e do domínio do pecado.
Concede que eu possa andar como Cristo andou,
viver na novidade de sua vida,a vida de amor,
a vida de fé,a vida de santidade.
Aborreço meu corpo de morte,
sua indolência, inveja, maldade, orgulho.
Perdoa, e extermina tais vícios,
tem misericórdia da minha incredulidade,
do meu coração corrupto e vacilante.
Quando tuas bençãos me sobrevêm,
começo a idolatrá-las,
e ponho minha afeição em qualquer objeto querido
—filhos, amigos, riqueza, honra;
Purifica-me deste adultério e concede-me castidade espiritual;
lacra meu coração para tudo que não tu mesmo.
O pecado é meu grande mal;
Que tua vitória sobre ele seja clara à minha consciência,
e visível em minha vida.
Ajuda-me a ser sempre devoto, confiante, obediente,
resignado,confiando em ti como uma criança em seu pai,
a amar a ti com alma, corpo, mente, força,
a amar o meu próximo como a mim mesmo,
a escapar do temperamento pecaminoso,
pensamentos críticos,palavras difamadoras, maldades,
descortesias,instrui minha língua e vela à porta dos meus lábios.
Enche-me diariamente com graça,para que minha vida seja um mar de água doce.
Tradução: Márcio Santana Sobrinho
Extraído de: The Valley of Vision:A Collection of Puritan Prayers & Devotions,editado por Arthur Bennett, p.92.
Fonte: www.monergismo.com/textos/oracao/clamor_libertacao_or
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Sermão 31 de Maio 2009 - Igreja Presbiteriana de Rio Doce (Podcast)
"Como gozar da liberdade da escravidão"
Obs: Caso você não deseje baixar o arquivo, mas escutá-lo diretamente no seu navegador, na página do download, existe uma opção para isto.

Formato: MP3
Tamanho : 53MB
Tempo Aproximado: : 55 min
LIBERDADE DA ESCRAVIDÃO?
(Romanos 6.20-23)
Vivemos em uma sociedade marcada pela busca incessante da liberdade em todas as áreas da vida, mas ao mesmo tempo, percebemos que cada vez mais ela tem se tornado escrava dos seus desejos mais sombrios, isto pode ser comprovado, nos vícios cada vez mais destrutivos que lhes acomete, por isso, a palavra de Deus tem para você e eu o paradoxo libertador de Como gozar da liberdade da escravidão:
1. Reconhecendo a Escravidão da “Liberdade” (v. 20 e 21)
Naquele tempo que resultados colhestes?... Precisamos buscar na memória de nossa existência, tudo aquilo que nos tem proporcionado a “liberdade” que tanto desejamos, pois, buscada a qualquer preço, certamente, apenas nos trás vergonha e dor. (Gn. 3; Jz. 13-16; Gl. 5. 1 e 13-15).
2. Vivendo a Liberdade em submissão ao Senhor (v. 22 e 23)
Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus... Não há mais satisfação da borboleta na vida de lagarta, os hábitos mudaram, pois, a essência mudou, os desejos devem agora ser o de servir a outro Senhor, é uma liberdade para o serviço no Reino de Deus. Não é uma liberdade para continuar a fazer nossas vontades, caso que encontrará outra vez a escravidão. (Is. 61.1; Ef. 5. 17 à 6. 9; Fm. 8)
Certamente que a liberdade deve ser alvo de nossas vidas, mas, é preciso saber reconhecê-la na orientação da Palavra, afinal Ele sabe o que é melhor para nós. Submeter-se a sua vontade é gozar da genuína liberdade. (Jo. 8.32)