segunda-feira, 8 de junho de 2009

SERMÃO - Série: Reflexões sobre a vida de Davi (Parte 3) - As bênçãos decorrentes de uma vida piedosa - Salmo 27

Como vai o seu relacionamento com Deus? Talvez esta seja uma pergunta tão normal e corriqueira que você nem se importe em responder. Quem sabe seja uma pergunta que você nunca se fez. O fato é que somos uma geração que, de forma geral, esqueceu de Deus. Reclamamos do cansaço físico, da falta de tempo e de oportunidade de buscarmos a Deus. A Bíblia e a oração estão, muitas vezes, em segundo plano. Primeiro vem o lazer, os amigos e às vezes até a igreja... Depois, o nosso relacionamento pessoal com Deus. Não mais conseguimos para em silêncio para contemplar a Deus. Chegamos em casa e logo ligamos a TV, o rádio ou o computador.

Qual foi a última vez que você foi à praia ou ao campo e ficou um tempo contemplando a criação de Deus? Qual foi a última vez que você acordou cedo e meditou no canto e na pureza dos pássaros e louvou a Deus? Ou olhou as estrelas e se admirou na grandeza de Deus?

Davi foi um homem que sempre cultivou e procurou aprofundar sua vida de relacionamento íntimo e pessoal com Deus. Seus salmos e os livros que relatam sua história deixam isto bem claro. E logicamente, por conta disto, sua vida se torna um modelo a ser seguido por nós. Davi contempla a Deus em todos os momentos de sua vida. No alto monte ou na caverna, no trono ou no vale da sombra da morte. E você, tem buscado uma vida mais intensa de relacionamento com Deus? Tem desfrutado desta benção!?


Fomos feitos para glória de Deus. O nosso coração jamais terá satisfação longe do Pai. Assim como Davi, na presença de Deus podemos encontrar:


1. Confiança (v. 1-3)

Estas declarações de Davi refletem o nível de intimidade que ele tinha com Deus. Em outras palavras ele disse: “O mundo pode desabar sobre a minha cabeça, mas eu continuarei confiando. Apenas quem vive uma profunda comunhão com Deus pode dizer isto (Habacuque 3.16-19).

2. Refúgio nas provações (v. 4-6)
Davi foi um homem que enfrentou muitas provas. E sempre quando ele se sentia atribulado sabia onde encontrar
abrigo (Salmo 61.4). E não apenas abrigo, na presença de Deus ele chegava a encontrar alegria mesmo nas lutas (Salmo 32.7; Salmo 16.11). Em Cristo há alegria mesmo na dor!


3. Acolhimento (v. 7-10)

Davi A profunda comunhão de Davi com o Senhor lhe dava a certeza de que ainda que todos o abandonassem o Eterno estaria com Ele (Salmo 23.4). É por isso que no coração do salmista Deus lhe propunha: Busque-me!


4. Esperança (v. 11-14)

Davi nunca perdeu a esperança em Deus. A sua intensa vida de devoção e contemplação a Deus o fazia crer na ação do Eterno (Salmo 25.3; Salmo 62.5). Esta esperança não é no acaso, nem em suas próprias forças, e, sim, no Senhor (Salmo 39.7). Aqueles que buscam a Deus tem um coração assim!

Há ainda várias outras bênçãos que outros salmos e textos bíblicos revelam sobre a nossa relação com Deus. Se estas são mais que animadoras, imagine o que nos espera se vivermos buscando a Deus face a face!?


Pr. Diego Ramon

Um comentário:

rev andrade disse...

rev que Deus abençoe sua vida e continue lhe dando sabedoria para trazer palavras tão edificantes para nossas vidas. um abraço rev andrade campo missionario delmiro gouveia alagoas