sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sermão 13 de Setembro 2009 - Igreja Presbiteriana de Rio Doce (Podcast)

"Perserverança:
Um dos Atributos da Igreja Primitiva"

Image
 Sem. João Roberto
Para você que não pode ir a Igreja ou gostaria de reviver o momento da pregação, estamos disponibilizando em fase experimental a pregação dos pastores da nossa igreja. Abaixo segue o link para você baixar o arquivo em formato MP3 para você escutar no carro, no ônibus no seu MP3 Player ou escutar em casa mesmo. Se você deseja adquirir o CD com esta pregação, mande um email para contato@reconstrucao.org solicitando uma cópia. Para baixar o áudio da pregação, basta clique no link abaixo. 
Obs: Caso você não deseje baixar o arquivo, mas escutá-lo diretamente no seu navegador, na página do Download, existe uma opção para isto.

 poscast
Áudio da Pregação do Teo. João Roberto
Formato: MP3
Tamanho : 45MB
Tempo Aproximado: :  50 min



Atos 2: 42- 47

     Somos a geração do “Agora”, do “instantâneo”. Tudo quanto temos em nossa modernidade tornou-se assim. Por exemplo: Os bancos oferecem aos seus clientes a promessa de ‘zero fila’, todo pode ser resolvido via internet. Aliás, ela é a grande responsável por toda esta pressa dos nossos dias. Tudo é online. Para que tantas burocracias (não que eu seja a favor delas) se podemos resolver tudo num só click, com apenas uma estalar de dedos. Certamente este efeito tem causado um reação em nosso comportamento, em nossos relacionamentos, em nossa alimentação (Fast Food), até mesmo em nossa fé. Há um movimento, principalmente no Brasil, que Deus – parece – não ser mais SENHOR. Para estes, Ele é um amuleto da sorte, que nas horas de dificuldade solicitam e o Senhor ‘tem’ que resolver, pois o crente reivindicou ou determinou.

Por estas razões este é um atributo esquecido nestes dias. Mas, a Palavra de Deus nos ensina contrário a respeito destes alvoroços mundanos e pecaminosos.

No texto acima apresentado, embora seja bastante conhecido, é bom sempre meditar em seus ensinamentos que são tão profundos e atuais. O que me chama a atenção deste texto é a ênfase dada à palavra “perseveravam.“ Em  nossa língua a leitura não mostra esta ênfase, mas em seu original ela ganha uma força ativa. Ou seja, é ela quem provoca a ação nos vocábulos seguinte. Ela mostra não apenas a força desta palavra, como também, a forma como era exercida cada uma atitudes. Vejamos como era isso, e como está hoje.

Perseveravam na doutrina dos Apóstolos (42) – Isto nada mais é que os ensinos que os Apóstolos estavam passando para aqueles novos crentes a respeito de Cristo (Vida, ministério, morte e ressurreição). Entretanto, temos uma Igreja que está sendo levada por ventos de doutrinas, que não condizem com os preceitos bíblicos. Ou pior, usam a Bíblia para seduzir o povo de Deus,
que por sua vez é doutrinado pelo ‘rádio’ ou pela ‘TV’ aos sábados. Não há mais um exame da Escrituras.  Esta perseverança se perdeu no tempo. Paulo em sua viagem a uma província chamada Beréia, chama os moradores daquela localidade de “nobres”, pois estes examinavam palavra por palavra o que ele ensinava (Atos 17:11).  É este conceito de devoção que devemos resgatar.
    Perseveravam na Comunhão (42) – Ora o termo aqui apresentado é conhecido das igrejas. A diferença é a aplicação em nossos dias. Comunhão hoje é estar juntos numa reunião, ou ter “intimidade” com alguém. Cristo orando ao Pai disse: “que todos sejam um” (João 17:21). Isto é comunhão.
    Perseveravam no partir do pão (42) – Neste caso aqui o termo ‘partir do pão’ não está ligado com alimentação, mas a Ceia do Senhor. É a idéia de lembrar e celebrar a morte, ressurreição de Cristo e sua Volta. Este exemplo deve ser retomado pelos crentes de hoje.
    Perseveravam nas orações (42) – Se há uma área que precisamos reavivar e ter toda perseverança é esta. A Bíblia mostra vários servos de Deus que tinham uma vida de oração. Neemias, Elias, Davi, Jeremias e Cristo nos ensina a orar. Quanto privilégios temos deixado para trás ao não praticarmos isto.
     Que Deus nos ajude a vivermos estas verdades a sermos bíblicos, a termos comunhão, anunciar a vida e volta de Cristo e viver aos pés dEle em oração.

Teo. João Roberto

Nenhum comentário: