sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sermão 6 de Setembro 2009 - Igreja Presbiteriana de Rio Doce (Podcast)

"Uma reflexão sobre os chamados de Deus e suas Responsabilidades"


reinaldo
Rev. Reinaldo Burgos Jr.


Para você que não pode ir a Igreja ou gostaria de reviver o momento da pregação, estamos disponibilizando em fase experimental a pregação dos pastores da nossa igreja. Abaixo segue o link para você baixar o arquivo em formato MP3 para você escutar no carro, no ônibus no seu MP3 Player ou escutar em casa mesmo. Se você deseja adquirir o CD com esta pregação, mande um email para contato@reconstrucao.org solicitando uma cópia.
Para baixar o áudio da pregação, basta clique no link abaixo.
Obs: Caso você não deseje baixar o arquivo, mas escutá-lo diretamente no seu navegador, na página do download, existe uma opção para isto.

poscast Audio da Pregação do Pr. Reinaldo Burgos
Formato: MP3
Tamanho : 29MB
Tempo Aproximado: 30 min



Ezequiel 33.1-9


     O lugar mais rico deste planeta não são os campos de petróleo do Kwait, do Iraque, da Arábia Saudita ou do Pré-sal brasileiro.     Tampouco, as minas de ouro e de diamantes da África do Sul, as minas de Urânio da Rússia e as minas de prata da África.     Embora isso seja surpreendente, os depósitos mais ricos de nosso planeta podem ser encontrados a alguns kilômetros de nossas casas. Eles estão no cemitério local. Enterrados embaixo do solo. Dentro das paredes daqueles túmulos estão sonhos que nunca se realizaram, canções que nunca foram escritas, pinturas que nunca encheram uma tela, idéias que nunca foram compartilhadas, visões que nunca se tornaram realidade, invenções que nunca foram experimentadas, planos que nunca passaram da "prancheta" mental e propósitos que nunca foram realizados. Nossos cemitérios estão cheios de um potencial que permaneceu inerte. Não enterre seu talento!

    Ezequiel é um profeta do exílio. Veio de uma família sacerdotal e cresceu na Palestina, provavelmente em Jerusalém. De acordo com o próprio livro, a mensagem do profeta veio de Javé durante a primeira parte do exílio Babilônico, entre 593 e 571 a.C. Vemos no capítulo 33, que Ezequiel tem um chamado específico de Deus para sua vida. O Senhor o chama para ser atalaia sobre o povo. V.7.     O atalaia (vigilante, sentinela) era a pessoa escolhida dentre o povo para ser o responsável pela vigilância das cidades. Trabalhava nos altos próximos e nos muros da cidade e estava incumbido de tocar a trombeta quando o inimigo estivesse a sua vista ou para a cidade se preparar para guerra ou fugir. 

O chamado do atalaia não era um fim em si mesmo. Da sua vocação dependia não somente a sua vida, mas cidades e até mesmo uma nação inteira. V.6. Já pensou se o atalaia não exerce sua função o que aconteceria com a nação de Israel? ... Mas se isso acontecesse, o Senhor pediria contas da negligência do atalaia, é o que nos encontramos no final do V.6. O atalaia também tinha uma mensagem vinda do Senhor para o povo. V.8-9.

1.    Temos um chamado específico de Deus. (V.7). Assim como Ezequiel teve um chamado específico na sua vida para ser atalaia, Deus chamou a cada um de nós, e nos capacitou com um dom para o seu serviço. Efésios 2:8-10; Efésios 4.7-11; 1 Coríntios 12.8-10.

2.    Do nosso chamado, dependem várias pessoas. (V.6). - O chamado do atalaia não era um fim em si mesmo. Da sua vocação dependia não somente a sua vida, mas cidades e até mesmo uma nação inteira. Romanos 1.11-12. Efésios 4.12-13.

3.    Termos uma mensagem a ser pregada. (V.8-9) - Assim como o atalaia tinha uma mensagem do Senhor para a vida do povo,
nós também temos. Marcos 16.15-16. I Pedro 2.9.

“Nos laços que nos unem no calvário”

Rev. Reinaldo Burgos Jr.

Nenhum comentário: