segunda-feira, 23 de março de 2009

ESTUDO - Dicas de Interpretação Bíblica

PRINCIPAIS REGRAS

REGRA 1 - “Enquanto possível, devemos tomar as palavras no seu sentido usual e ordinário”.
Observe que, tomar uma palavra no seu sentido usual e ordinário, nem sempre significa tomá-la no sentido “literal”. Isto porque cada idioma possui seus modos próprios e peculiares de expressão, as vezes tão significantes que, se tomado ao “pé da letra”, perde o seu real sentido

Exemplo: Gn 6.12: “Porque toda a carne tinha corrompido o seu caminho sobre a terra”. Se darmos significado literal para as palavras carne e caminho, o texto perde seu sentido original. Carne aqui significa pessoa e caminho significa costumes, modos de agir.

REGRA 2 - “Devemos entender as palavras no sentido em que indica as frases, ou sentenças, onde estão inseridas” O significado das palavras variam de acordo com o contexto onde elas estão inseridas. Exemplo: Mt 26.26b: “...Tomai, comei; isto é o meu corpo”. O conjunto de frases deste versículo mostra que corpo aqui não é no sentido literal, mas no figurado.

REGRA 3 - “Devemos tomar as palavras no sentido contextual” Isto significa que devemos observar o contexto (com o texto), isto é, os versículos que vêm antes e depois daquele texto estudado. Exemplo: Ef 3.4: “...quando lerdes, podeis compreender o meu discernimento no mistério de Cristo”. O mistério aqui, significa a participação dos gentios da Salvação oferecida por Cristo. Este significado é entendido quando Verificamos o contexto.

REGRA 4 - “Devemos considerar o objetivo do livro ou passagem que contém as palavra obscuras” Entendendo o objetivo do livro ou da passagem que contém as palavras obscuras, poderemos entender o significado destas mesmas palavras, dissipando toda dúvida. Exemplo: A carta aos Romanos expressa o objetivo de Paulo quando escreveu: ir para a Espanha via Roma (Rm 15.4). Tendo isto em consideração podemos entender o significado da justificação do homem perante Deus pela fé e a fé sendo justificada pelas obras diante dos homens.

REGRA 5 - “Devemos levar em consideração as passagens paralelas” As passagens paralelas são aquelas passagens bíblicas que falam do mesmo assunto, tendo uma relação entre si e fazem referência umas às outras. Também podemos chamar de correlação. Estes paralelos podem ser:

a) de palavras - Gl 3.27: “...de Cristo vos revestistes”- Analisando as passagens de Rm 13.13,14 e Cl 3.12,14, iremos verificar que este revestimento significa uma nova vida, novas atitudes. Não é uma vestimenta literal, mas adornos espirituais.

b) de idéias - Mt 16.18: “...sobre esta pedra edificarei minha igreja...” não quer dizer que Pedro é esta pedra. Vendo as passagens paralelas de Mt 21.42,44; I Pe 2.4,8; Ef 2.20; I Co 3.10,11, podemos ver que esta pedra é Jesus Cristo.

c) de ensinos gerais - Rm 3.28: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei”. Não podemos utilizar este texto para dizer que o homem está isento das obras de justiça e santificação. O ensino sobre a justificação é-nos mostrado pelas passagens paralelas que mostram que Deus nos exorta à santidade e pureza (Tg 2.14-26, etc.).

REGRA 6 - “Devemos sempre considerar que a Bíblia tem autoridade”. Devemos levar em consideração que nem a tradição, nem a razão, tampouco a igreja, possuem tanta ou maior autoridade do que as Sagradas Escrituras. Exemplo: A crença no nascimento virginal de jesus é firmada porque simplesmente a Bíblia diz que assim é.

REGRA 7 - “Devemos depender da fé salvadora e do Espírito Santo para interpretarmos e compreendermos a Bíblia” Quando um cristão lê uma passagem bíblica, é comum entendê-la. Porém quando a lê para um não cristão, tornase-lhe difícil a captação de seu significado. O apóstolo Paulo diz que o homem natural não aceita as coisas do Espírito, pois elas se discernem espiritualmente (I Co 2.14).

REGRA 8 - “Devemos interpretar as experiências pessoais à luz das Escrituras e não o contrário” É comum, hoje em dia, ouvirmos alguém dizer: “Eu tive esta experiência (foi para o céu, teve revelações, etc.), Por isso o que vou dizer é a verdade”. Este tipo de afirmações têm causado grandes danos no seio de muitas igrejas. A Palavra de Deus não pode ser motivo de justificativa para experiências pessoais. Muito pelo contrário, as experiências pessoais é que têm de passar pelo crivo das Escrituras.

REGRA 9 - “Os casos apresentados pela Bíblia só tem valor se amparado por uma ordem” Seguir um personagem bíblico como exemplo, só será válido se a Bíblia exprimir uma ordem para se fazer o mesmo. Exemplo: somente podemos seguir o exemplo da vida de Davi naquilo que não choque com a Bíblia e que ela apresenta como uma ordenança. Podemos resumir esta regra no seguinte: somos livres para fazer qualquer coisa, desde que a Bíblia não o proíba.

REGRA 10 - “Devemos, ao estudar a Bíblia, ter como propósito primordial a mudança de nossa vida e não o aumento de nosso conhecimento” É inútil termos a Bíblia na cabeça e não no coração. Devemos procurar aumentar nosso conhecimento bíblico sim! Mas ter o conhecimento sem a prática, de nada irá adiantar. As Escrituras dizem que devemos ser cumpridores da Palavra e não apenas ouvintes. O termo ouvir, no grego, tem sentido de ouvir e entender o que se ouviu.

REGRA 11
- “A investigação e interpretação das Escrituras não é direito exclusivo de alguns, mas de todos os cristãos” Uma das principais conseqüências da Reforma protestante foi a devolução da Palavra para o povo. Isto é, a Igreja Católica detinha para si o direito exclusivo de posse e interpretação das Escrituras. Aos cristãos, eram-lhe negado este direito. Graças a Deus que a Reforma nos devolveu este direito, mas infelizmente muitos cristãos não fazem uso dele...

REGRA 12 - “As Escrituras é que determinam o que a Igreja ensina e não o contrário”. Nenhum credo ou dogma de igreja alguma poderá substituir a autoridade das Escrituras. Eles somente terão valor se estiverem coerentes com o que a Bíblia ensina.

REGRA 13 - “Uma doutrina só é bíblica se resumir tudo o que a Bíblia diz a respeito daquele assunto” Para que se possa formar um ensino sobre, por exemplo, a fé, tem-se que estudar tudo o que a Bíblia diz a respeito de fé. Mesmo assim este ensino terá que resumir todos os ensinos bíblicos sobre este assunto. Há ainda muitas outras regras de interpretação. Entretanto cremos que estas já são suficientes para que o estudante da Bíblia possa fazer uma boa interpretação.

Nenhum comentário: